Reestruturação do Curso Técnico em Informática Baseado em Metodologias Ativas
Resumo
Com o avanço cada vez mais veloz das tecnologias de informação e comunicação, a necessidade de mão de obra especializada é uma demanda cada vez mais alta do mercado de trabalho. Tendo em vista este cenário, a proposta deste trabalho é desenvolver uma nova proposta de plano de curso para a formação técnica em informática, aliando os benefícios e também os desafios das metodologias ativas de aprendizagem, tendo como cenário a instituição de ensino gaúcha QI Faculdade & Escola Técnica e suas dificuldades com o atual modelo de oferta do curso Técnico em Informática. O estudo de caso demonstra a criação e implantação de uma nova grade curricular, focada no desenvolvimento de competências laborais, e também os principais desafios a serem superados. A metodologia aplicada, os comparativos apresentados entre os dois modelos (o que vinha sendo aplicado pela instituição e a proposta oriunda deste trabalho) e os resultados obtidos demonstraram que a nova proposta trouxe tanto inovação no ensino técnico, redução da evasão escolar e maior rentabilidade.Downloads
Publicado
07-04-2021 — Atualizado em 07-04-2021
Versões
- 07-04-2021 (2)
- 07-04-2021 (1)
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pleiade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.