Reestruturação do Curso Técnico em Informática Baseado em Metodologias Ativas

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Resumo

Com o avanço cada vez mais veloz das tecnologias de informação e comunicação, a necessidade de mão de obra especializada é uma demanda cada vez mais alta do mercado de trabalho. Tendo em vista este cenário, a proposta deste trabalho é desenvolver uma nova proposta de plano de curso para a formação técnica em informática, aliando os benefícios e também os desafios das metodologias ativas de aprendizagem, tendo como cenário a instituição de ensino gaúcha QI Faculdade & Escola Técnica e suas dificuldades com o atual modelo de oferta do curso Técnico em Informática. O estudo de caso demonstra a criação e implantação de uma nova grade curricular, focada no desenvolvimento de competências laborais, e também os principais desafios a serem superados. A metodologia aplicada, os comparativos apresentados entre os dois modelos (o que vinha sendo aplicado pela instituição e a proposta oriunda deste trabalho) e os resultados obtidos demonstraram que a nova proposta trouxe tanto inovação no ensino técnico, redução da evasão escolar e maior rentabilidade.

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07-04-2021 — Atualizado em 07-04-2021

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