Professor Mediador em Metodologias Ativas no Ensino Superior:

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Trabalho Discente Efetivo (TDE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v14i31.687

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo planejado e executado a partir das leituras e compreensões realizadas por um participante do Curso MBA em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem – UNISC, proposto e executado pelo Centro Universitário União das Américas, UniAmérica, edição 2019-2020. A partir da proposta do Curso foi realizada uma intervenção com um grupo de estudantes de um programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu, com o objetivo de verificar as condições de aplicabilidade do Trabalho Discente Efetivo (TDE) e da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), considerando tais situações como parte do processo para a melhoria do desempenho acadêmico e profissional em uma universidade comunitária no Sul do Brasil. É objeto deste artigo, também, o reconhecimento do lugar do professor nos processos de ensino e de aprendizagem e dos tipos de melhorias que poderá proporcionar ao desempenho acadêmico dos estudantes do ensino superior com a utilização da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. Para tanto, será realizada uma breve fundamentação teórica a propósito dos termos capitais deste estudo e, na sequência, serão apresentados os problemas e as respostas elaboradas pelos estudantes. Como resultados, ressalta-se que a metodologia da ABP favorece a realização de atividades extraclasse que podem ser consideradas como TDE.

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Publicado

07-04-2021 — Atualizado em 07-04-2021

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