Aplicativos e Estratégias para Desenvolver Trabalho Colaborativo e Potencial dos Alunos
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo socializar estratégias que promovem o trabalho colaborativo com alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. Nesta oportunidade, apresenta-se diferentes estratégias ativas que podem ser utilizadas como forma de promover uma aprendizagem mais significativa em sala de aula, além de engajar os alunos nas aulas. Socializa-se nesta oportunidade uma experiência realizada com turmas do curso de Pedagogia, de uma Instituição Privada, do município de Foz do Iguaçu, na qual utilizamos a estratégia do Design Thinking nas aulas, e a plataforma Fábrica de Aplicativos, para que os alunos em grupo, pudessem colocar em prática seus conhecimentos. Em grupo foram criados aplicativos com diferentes finalidades, que contribuíram para que as alunas pudessem trabalhar com resolução de problemas reais, pensar e refletir sobre as necessidades do público a ser atendido, utilizando os conhecimentos das diferentes disciplinas para por em prática com a criação de um aplicativo personalizado. Utilizamos os seguintes referenciais: utilizamos Moran (2018), Bacich; Moran (2018); Horn; Staker (2015) e Daros (2020). A pesquisa sugere que as instituições adotem abordagens educacionais que desenvolvam nas estudantes competências como colaboração, criatividade, pensamento crítico e capacidade de inovar.Downloads
Publicado
07-04-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.