Educação Significativa como Prática de Estágio Curricular

Autores

  • Cristiane Medianeira da Silva Reis UFSM
  • Beatriz Fagundes Bica UFSM

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.684

Resumo

Resumo Estruturado: O presente artigo refere-se a uma prática de estágio desenvolvida no último semestre do curso de graduação em Letras, Português e Literaturas - EAD de uma Universidade Federal da região sul do Brasil, no ano de 2020. A temática abordada discorre sobre Estágio Supervisionado em Letras Português à distância: relevância do trabalho com gêneros textuais. Neste sentido, objetiva-se com este estudo uma reflexão da prática pedagógica, desenvolvida com alunos do 3º Ano do Ensino Médio noturno, de uma Escola Estadual de Ensino Médio, situada ao sul do Brasil, a partir de uma proposta que valoriza as vivências e experiências pessoais dos educandos enquanto sujeitos de direitos e deveres e verifica os impactos de sua formação escolar e profissional para a vida em sociedade. Tais experiências e vivências perpassam os muros escolares e vão ao encontro do sujeito (re)construído na interação com o outro, buscando assim, respostas para a problemática deste estudo: Qual a relevância do trabalho com Gêneros textuais em sala de aula? Esse estudo é realizado usando como método um relato de prática de estágio, averiguando os conceitos e referenciais teóricos atrelados ao tema, como (BERTAUX, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2014; JOSSO, 2004; MOITA, 1995; REIS, 2008; MASCUSCHI, L. A, 2008; DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B, 2004), bem como as contribuições da acadêmica neste contexto, perpassando a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, na categoria autobiográfica, que configura-se como possibilidade de reafirmação pessoal e profissional, frente a conscientização do seu papel na sociedade como cidadã e educadora.  

Downloads

Publicado

31-05-2021