Educação Significativa como Prática de Estágio Curricular
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.684Resumo
Resumo Estruturado: O presente artigo refere-se a uma prática de estágio desenvolvida no último semestre do curso de graduação em Letras, Português e Literaturas - EAD de uma Universidade Federal da região sul do Brasil, no ano de 2020. A temática abordada discorre sobre Estágio Supervisionado em Letras Português à distância: relevância do trabalho com gêneros textuais. Neste sentido, objetiva-se com este estudo uma reflexão da prática pedagógica, desenvolvida com alunos do 3º Ano do Ensino Médio noturno, de uma Escola Estadual de Ensino Médio, situada ao sul do Brasil, a partir de uma proposta que valoriza as vivências e experiências pessoais dos educandos enquanto sujeitos de direitos e deveres e verifica os impactos de sua formação escolar e profissional para a vida em sociedade. Tais experiências e vivências perpassam os muros escolares e vão ao encontro do sujeito (re)construído na interação com o outro, buscando assim, respostas para a problemática deste estudo: Qual a relevância do trabalho com Gêneros textuais em sala de aula? Esse estudo é realizado usando como método um relato de prática de estágio, averiguando os conceitos e referenciais teóricos atrelados ao tema, como (BERTAUX, 2010; DELORY-MOMBERGER, 2014; JOSSO, 2004; MOITA, 1995; REIS, 2008; MASCUSCHI, L. A, 2008; DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B, 2004), bem como as contribuições da acadêmica neste contexto, perpassando a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, na categoria autobiográfica, que configura-se como possibilidade de reafirmação pessoal e profissional, frente a conscientização do seu papel na sociedade como cidadã e educadora.Downloads
Publicado
31-05-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.