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O Papel da Tecnologia no Processo Educacional: Reflexões e Contextos

Autores

  • Renata Cristina Machado Faculdade de Jandaia do Sul, Jandaia do Sul, PR (FAFIJAN)
  • Miriam Gravena de Oliveira Faculdades Integradas de Itararé, Itararé, SP (FAFIT).
  • Lisliane dos Santos Cardôso Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.683

Resumo

O presente texto, intitulado O Papel da tecnologia no processo educacional: reflexões e contextos – é um ensaio que desenvolve investigações sobre os usos das tecnologias no processo educacional, tendo como referência a relação de mediação das tecnologias entre pais e filhos e entre professores e alunos. A investigação circunda a problemática sobre a relevância da compreensão sobre o uso das tecnologias no processo educacional. Assim, o objetivo geral é compreender os impactos característicos da influência da tecnologia no desenvolvimento pessoal e estudantil de crianças e adolescentes. De forma específica, buscou-se apresentar o uso da tecnologia como instrumento educativo a serviço dos pais; analisar o papel de pais e professores, como mediadores do processo educacional no manejo das tecnologias; discutir o uso excessivo das tecnologias em ambiência educacional. Para tanto, a metodologia é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, aliado ao método das narrativas autobiográficas. Os resultados obtidos foram relevantes, visto que há necessidade de mediação no processo para o encontro do equilíbrio para o bom uso das tecnologias.

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Publicado

31-05-2021

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