Esta é uma versão desatualizada publicada em 31-05-2021. Leia a versão mais recente.

O Papel da Tecnologia no Processo Educacional: Reflexões e Contextos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.683

Resumo

O presente texto, intitulado O Papel da tecnologia no processo educacional: reflexões e contextos – é um ensaio que desenvolve investigações sobre os usos das tecnologias no processo educacional, tendo como referência a relação de mediação das tecnologias entre pais e filhos e entre professores e alunos. A investigação circunda a problemática sobre a relevância da compreensão sobre o uso das tecnologias no processo educacional. Assim, o objetivo geral é compreender os impactos característicos da influência da tecnologia no desenvolvimento pessoal e estudantil de crianças e adolescentes. De forma específica, buscou-se apresentar o uso da tecnologia como instrumento educativo a serviço dos pais; analisar o papel de pais e professores, como mediadores do processo educacional no manejo das tecnologias; discutir o uso excessivo das tecnologias em ambiência educacional. Para tanto, a metodologia é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, aliado ao método das narrativas autobiográficas. Os resultados obtidos foram relevantes, visto que há necessidade de mediação no processo para o encontro do equilíbrio para o bom uso das tecnologias.

Downloads

Publicado

31-05-2021

Versões