Ensino e Autonomia: Análise do Desenvolvimento de Aprendizagens Ativas na Formação Docente em Sociologia

Autores

  • Joana Elisa Röwer Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Professora Adjunta
  • Luizinho Jorge Cá Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB/CE
  • José Manuel Mussunda da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB/CE
  • Lucas Eduardo de Sousa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB/CE

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.680

Resumo

Tema: As metodologias ativas são uma modalidade de ensino que proporciona o desenvolvimento da autonomia, da reflexão, da resolução de problemas, do trabalho colaborativo, do engajamento e da cooperação, tendo o estudante como o centro da aprendizagem e o docente como um mediador no processo da aprendizagem. Contudo, defende-se que esses aspectos das metodologias ativas devem ser experienciados nos processos formativos de docentes. Contexto: O contexto da pesquisa foi o curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus de Redenção, CE. Objetivo: O objetivo desta pesquisa constituiu-se em identificar em que medida os estudantes do curso de licenciatura em Sociologia percebem aspectos das metodologias ativas em seu processo formativo, por meio de um olhar sobre si e sobre os docentes. Método: Pesquisa quantitativa com uso de questionário. Resultados: Os resultados apontam que os estudantes sentem em seu processo formativo o desenvolvimento de aspectos das chamadas metodologias ativas no que se refere à aptidão para a resolução de problemas com os conhecimentos e com os saberes adquiridos e ao trabalho coletivo.

Biografia do Autor

Joana Elisa Röwer, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/Professora Adjunta

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS (UFSM). Bacharel em Ciências Sociais e Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Maria, RS (UFSM). Professora adjunta do curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, CE (UNILAB).

Luizinho Jorge Cá, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB/CE

Bacharel em Humanidades e licenciando em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, CE (UNILAB).

José Manuel Mussunda da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB/CE

Bacharel em Humanidades e licenciando em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, CE (UNILAB).

Lucas Eduardo de Sousa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB/CE

Bacharel em Humanidades e licenciando em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, CE (UNILAB).

Downloads

Publicado

31-05-2021