Ensino e Autonomia: Análise do Desenvolvimento de Aprendizagens Ativas na Formação Docente em Sociologia
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.680Resumo
Tema: As metodologias ativas são uma modalidade de ensino que proporciona o desenvolvimento da autonomia, da reflexão, da resolução de problemas, do trabalho colaborativo, do engajamento e da cooperação, tendo o estudante como o centro da aprendizagem e o docente como um mediador no processo da aprendizagem. Contudo, defende-se que esses aspectos das metodologias ativas devem ser experienciados nos processos formativos de docentes. Contexto: O contexto da pesquisa foi o curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus de Redenção, CE. Objetivo: O objetivo desta pesquisa constituiu-se em identificar em que medida os estudantes do curso de licenciatura em Sociologia percebem aspectos das metodologias ativas em seu processo formativo, por meio de um olhar sobre si e sobre os docentes. Método: Pesquisa quantitativa com uso de questionário. Resultados: Os resultados apontam que os estudantes sentem em seu processo formativo o desenvolvimento de aspectos das chamadas metodologias ativas no que se refere à aptidão para a resolução de problemas com os conhecimentos e com os saberes adquiridos e ao trabalho coletivo.Downloads
Publicado
31-05-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.