A COMPREENSÃO DO CONTEXTO HISTÓRICO A PARTIR DOS CONTOS DE FADA NO SÉCULO XXI

Autores

  • Blasius Silvano Debald Uniamérica
  • Adriana Aparecida Anghewiche da Silva
  • Maiara Rosa de Oliveira

Resumo

Os contos de fada fazem parte da formação da criança ede certa forma são o primeiro contato com a literatura. No processoeducativo podem ser utilizados como recursos para desenvolvera imaginação e a criatividade. O mundo da fantasia reproduz umcontexto histórico produzido por pessoas que se utilizam de talrecurso para perpetuar seus costumes e tradições. Realizamos umestudo bibliográfico no qual comparamos duas histórias infantis –uma clássica e outra contemporânea – para identificar como o contofoi utilizado para reforçar os costumes das pessoas no período emque foi produzido. O estudo indicou que os contos são utilizadospelos professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, masdesconhecem o contexto histórico em que foram produzidos.Lançando um olhar mais atento, percebemos que os contos de fadatem um lugar e refletiam o entendimento de mundo das pessoasque aparecem como irreais, mas que podem ser comparadas comantepassados construtores da História.

Biografia do Autor

Blasius Silvano Debald, Uniamérica

Editor Universal

Downloads

Publicado

24-03-2015

Edição

Seção

Artigos