A COMPREENSÃO DO CONTEXTO HISTÓRICO A PARTIR DOS CONTOS DE FADA NO SÉCULO XXI
Resumo
Os contos de fada fazem parte da formação da criança ede certa forma são o primeiro contato com a literatura. No processoeducativo podem ser utilizados como recursos para desenvolvera imaginação e a criatividade. O mundo da fantasia reproduz umcontexto histórico produzido por pessoas que se utilizam de talrecurso para perpetuar seus costumes e tradições. Realizamos umestudo bibliográfico no qual comparamos duas histórias infantis –uma clássica e outra contemporânea – para identificar como o contofoi utilizado para reforçar os costumes das pessoas no período emque foi produzido. O estudo indicou que os contos são utilizadospelos professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, masdesconhecem o contexto histórico em que foram produzidos.Lançando um olhar mais atento, percebemos que os contos de fadatem um lugar e refletiam o entendimento de mundo das pessoasque aparecem como irreais, mas que podem ser comparadas comantepassados construtores da História.Downloads
Publicado
24-03-2015
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.