Uma Disciplina para a Liderança do "Eu" dos Discentes: Projeto de Vida na BNCC

Autores

  • Pedro Thiago Costa Melo UFSM
  • Jorge Luiz da Cunha UFSM

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.678

Resumo

O presente artigo analisou a disciplina Projeto de Vida inserida no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que tem como proposta a liderança do "eu" dos discentes. Ela girou em torno da pergunta (problema): de que forma o Projeto de Vida indicado na BNCC contribui para a construção de um novo paradigma educacional brasileiro? Constatou-se, a partir do estudo bibliográfico e documental Damásio (1995; 2000; 2003), Gardner (1989), Goleman (1995; 1999), Branco (2004), Wedderhoff (2001), Cury, (2003; 2006), BNCC (2017), Alves (1994), Schopenhauer (2002)), que é fundamental que a educação rompa o paradigma educacional voltado apenas para o cognitivo e inclua as emoções no contexto educacional. contemplando assim a dimensão integral humana.

Biografia do Autor

Jorge Luiz da Cunha, UFSM

Doutor em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universität Hamburg, Alemanha. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH).

Downloads

Publicado

31-05-2021