Práticas Lúdicas e o Advento da Tecnologia: As Possibilidades e os Desafios do Trabalho Docente na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.677Resumo
O presente artigo é inédito e resultante da pesquisa decorrente do Trabalho Final de Graduação, da disciplina de Seminários de Pesquisa Pedagógica (TCC), procedente do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Campus de Irati. O estudo apresenta a temática sobre práticas lúdicas e o advento da tecnologia. A relevância do tema tem relação com a importância do lúdico e da tecnologia para o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil. Interessada nesta temática, a problemática levantada, é expressa pela seguinte indagação: Quais as possibilidades e desafios do trabalho docente na Educação Infantil, partindo de práticas lúdicas e o advento da tecnologia? O objetivo geral, intenciona compreender, a partir das narrativas docentes, as possibilidades e os desafios do trabalho docente na Educação Infantil, partindo de práticas lúdicas e o advento da tecnologia. Sobre os objetivos específicos, a finalidade refletir sobre as possibilidades e dificuldades enfrentadas pelos educadores frente a tecnologia, além de compreender como o lúdico é visto pelos docentes da Educação Infantil. A justificativa deste trabalho é que a ludicidade é um meio de construção de conhecimentos e não somente um momento de lazer. Partindo desta estruturação inicial, o desenho metodológico é composto por três dimensões: a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e o método das narrativas de formação.Downloads
Publicado
31-05-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.