Práticas Lúdicas e o Advento da Tecnologia: As Possibilidades e os Desafios do Trabalho Docente na Educação Infantil

Autores

  • Luciliane Saionara Marques Universidade Estadual do Centro Oeste-Unicentro
  • Mônica Santin Universidade Federal de Santa Maria, RS (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.677

Resumo

O presente artigo é inédito e resultante da pesquisa decorrente do Trabalho Final de Graduação, da disciplina de Seminários de Pesquisa Pedagógica (TCC), procedente do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Campus de Irati. O estudo apresenta a temática sobre práticas lúdicas e o advento da tecnologia. A relevância do tema tem relação com a importância do lúdico e da tecnologia para o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil. Interessada nesta temática, a problemática levantada, é expressa pela seguinte indagação: Quais as possibilidades e desafios do trabalho docente na Educação Infantil, partindo de práticas lúdicas e o advento da tecnologia? O objetivo geral, intenciona compreender, a partir das narrativas docentes, as possibilidades e os desafios do trabalho docente na Educação Infantil, partindo de práticas lúdicas e o advento da tecnologia. Sobre os objetivos específicos, a finalidade refletir sobre as possibilidades e dificuldades enfrentadas pelos educadores frente a tecnologia, além de compreender como o lúdico é visto pelos docentes da Educação Infantil. A justificativa deste trabalho é que a ludicidade é um meio de construção de conhecimentos e não somente um momento de lazer. Partindo desta estruturação inicial, o desenho metodológico é composto por três dimensões: a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e o método das narrativas de formação.  

Downloads

Publicado

31-05-2021