O Protagonismo Aprendiz: Trajetórias (Auto)Biográficas de Formação Docente de Pedagogas Universitárias
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.676Resumo
Resumo Estruturado: O presente artigo se configura sob a forma de a um recorte da dissertação de mestrado em educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gerado pelo interesse em torno da investigação sobre: em que medida as narrativas (auto)biográficas das trajetórias de formação de pedagogos docentes dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e do Centro Universitário Franciscano-UNIFRA, de Santa Maria – RS, se relacionam com suas práticas docentes? Através do método qualitativo, de cunho bibliográfico, buscamos verificar as possibilidades de reflexão docente, emergentes das narrativas, enquanto movimento de reflexão para compreensão dos processos formativos inicial e continuado. Consideramos o potencial formativo e reflexivo das narrativas (auto)biográficas por possibilitar a compreensão reflexiva sobre o caminho formativo, significando e (res)significando as trajetórias pessoais e formativas e vislumbrando novas práticas profissionais.Downloads
Publicado
31-05-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.