O Protagonismo Aprendiz: Trajetórias (Auto)Biográficas de Formação Docente de Pedagogas Universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.676

Resumo

Resumo Estruturado: O presente artigo se configura sob a forma de a um recorte da dissertação de mestrado em educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), gerado pelo interesse em torno da investigação sobre: em que medida as narrativas (auto)biográficas das trajetórias de formação de pedagogos docentes dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e do Centro Universitário Franciscano-UNIFRA, de Santa Maria – RS, se relacionam com suas práticas docentes? Através do método qualitativo, de cunho bibliográfico, buscamos verificar as possibilidades de reflexão docente, emergentes das narrativas, enquanto movimento de reflexão para compreensão dos processos formativos inicial e continuado. Consideramos o potencial formativo e reflexivo das narrativas (auto)biográficas por possibilitar a compreensão reflexiva sobre o caminho formativo, significando e (res)significando as trajetórias pessoais e formativas e vislumbrando novas práticas profissionais.    

Downloads

Publicado

31-05-2021