Reflexões acerca da Produção de Vídeos Pedagógicos por Estudantes de Licenciatura: Uma Experiência com a Metodologia Sala de Aula Invertida Adaptada ao Ensino Remoto
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.675Resumo
Contexto: Este artigo relata uma experiência de utilização da metodologia Sala de Aula Invertida ao longo do ano de 2020, em cursos de formação de professores. Ao longo do semestre, os estudantes produziram vídeos pedagógicos sobre os conteúdos estudados. Objetivo: Esta investigação possui o duplo objetivo de identificar, de acordo com a percepção dos participantes, os desafios e as potencialidades da produção e disponibilização de vídeos pedagógicos, bem como identificar o uso de estratégias de aprendizagem pelos estudantes, no modelo de aulas invertidas. Método: O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aplicado após o final do semestre e a técnica de análise dos dados adotada foi a Análise do Conteúdo. Resultados: Os resultados indicam que esta proposta pedagógica representou um espaço fecundo e privilegiado onde os estudantes puderam se apropriar de diversos recursos para produção de vídeos educativos na internet. Os relatos dos participantes indicaram significativo grau reflexivo sobre a sua aprendizagem e adoção de diversas estratégias para aprender ao longo do semestre remoto, apontando progressos autorregulatórios. As manifestações indicam que esta experiência proporcionou uma valiosa possibilidade formativa para os futuros professores de matemática.Downloads
Publicado
31-05-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.