Reflexões acerca da Produção de Vídeos Pedagógicos por Estudantes de Licenciatura: Uma Experiência com a Metodologia Sala de Aula Invertida Adaptada ao Ensino Remoto

Autores

  • Cicero Nachtigall Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Helena Menna Barreto Abrahão

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v15i32.675

Resumo

Contexto: Este artigo relata uma experiência de utilização da metodologia Sala de Aula Invertida ao longo do ano de 2020, em cursos de formação de professores. Ao longo do semestre, os estudantes produziram vídeos pedagógicos sobre os conteúdos estudados. Objetivo: Esta investigação possui o duplo objetivo de identificar, de acordo com a percepção dos participantes, os desafios e as potencialidades da produção e disponibilização de vídeos pedagógicos, bem como identificar o uso de estratégias de aprendizagem pelos estudantes, no modelo de aulas invertidas. Método: O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aplicado após o final do semestre e a técnica de análise dos dados adotada foi a Análise do Conteúdo. Resultados: Os resultados indicam que esta proposta pedagógica representou um espaço fecundo e privilegiado onde os estudantes puderam se apropriar de diversos recursos para produção de vídeos educativos na internet. Os relatos dos participantes indicaram significativo grau reflexivo sobre a sua aprendizagem e adoção de diversas estratégias para aprender ao longo do semestre remoto, apontando progressos autorregulatórios. As manifestações indicam que esta experiência proporcionou uma valiosa possibilidade formativa para os futuros professores de matemática.

Biografia do Autor

Maria Helena Menna Barreto Abrahão

Licenciada em Letras Anglo-Germânicas (UFSM); Mestre em Educação: Planejamento Educacional (UFRGS); Doutora em Ciências Humanas: Educação (UFRGS). Docente Permanente na FAE/PPGEdu, Universidade Federal de Pelotas. Integra o Programa de Pesquisa do Centro de Investigação em Aprendizagem Autorregulada -PEAAR (Univ. de Lisboa). Membro do Comité Académico Asesor Internacional do Programa de Formación Narrativa Y (Auto)Biográfica en Educación - Doctorado, Universidad Nacional de Rosario, Arg. Desde 1998, é líder do GP "Profissionalidade Docente e Identidade ? narrativas singulares/plurais: GRUPRODOCI. Integra Comissões de Avaliação de Programas de Pós-Graduação, Comissões Editoriais e Conselho Científico de coleções de editoras nacionais e internacionais e de periódicos de universidades e journals, com destaque para: Journal of Education for Teaching - JET (England); Coleção da Editora Téraèdre: "(Auto)biographie ∞ Education" (França); Colección "Narrativas, Autobiografías y Educación" UBA/CLACSO (Argentina); Coleção "Pesquisa (Auto)biográfica ∞ Educação", PAULUS/EDUFERN; Coleção "Pesquisa Auto)biográfica ∞ Educação, série Clássicos das Histórias de Vida", PAULUS/EDUFERN; Coleção Modos de Viver, narrar e guardar (USP/CRV); Série Artes de Viver, Conhecer e Formar (Cultura Acadêmica). Coordena as Séries: Destacados Educadores Brasileiros e Destacados Educadores Sul-Rio-Grandenses (EDIPUCRS). Coordenou, com Passeggi e Souza, a coleção Pesquisa (Auto)Biográfica: temas transversais (EDUFRN/EDIPUCRS/EDUNEB). Associada de Sociedades Científicas nacionais e internacionais. Sócia Honorária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, integrando o Conselho de Publicação, desde 2008. Tem trabalhos apresentados, produção bibliográfica e citações, no país e no exterior, individualmente ou em parceria, com colegas brasileiros e europeus que integram o GRUPRODOCI na qualidade de Pesquisadores Associados. Tem 26 teses e 36 dissertações orientadas. Co-orientou 13 Teses, 10 no Brasil e 02 na Espanha. Orientou 15 bolsas de IC e supervisionou 12 Pós-Doutorados (1 Bolsa PNPD, outra recém-doutor). Integrou o Comitê Científico de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (2003 a 2007), do qual foi vice-coordenadora. Na PUCRS, aposentada em 2015, desenvolveu ensino, pesquisa, extensão no PPGEdu/FACED e Supervisionou Pós-Doutorado. Dirigiu a FACED (2004 a 2008) e integrou a Comissão Coordenadora do PPGEdu, de 1988 a 2008, substituindo regularmente a coordenação. Criou e ministrou o Seminário Metodológico Instrumental de Pesquisa (Auto)biográfica: Histórias de Vida; o Seminário Metodológico Instrumental em Investigação-Formação e a Prática em Pesquisa (Auto)biográfica. Planejou e ministrou, por mais de 15 anos: Teoria da Ciência e do Conhecimento, obrigatória para o Doutorado e Educação Brasileira: análise contextual, obrigatória para o Mestrado. Planejou e implantou o Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Teoria e Prática da Ação Docente, do qual foi coordenadora (2006 a 2008). Coordenou a Linha de Pesquisa: Fundamentos, Políticas e Práticas da Educação Brasileira (1988 a 2008). Organizadora geral do Salão de Iniciação Científica da universidade, implantando o primeiro (2001, 2002, 2003 e 2004). Conselheira do Conselho Editorial da EDIPUCRS (2005 a 2009); Conselheira da Câmara de Graduação (2004 a 2008). Integrante da Comissão do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia (2008 a 2010). Integrante da Comissão de Avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (2009-2011). Em 2004 idealizou e presidiu o I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica - CIPA, do qual coordenou a realização na PUCRS, iniciando importante movimento no que respeita à formação de redes de pesquisadores brasileiros e estrangeiros dedicados à pesquisa (auto)biográfica. Participou da Comissão Organizadora do II, III, IV, VI ,VII, VIII CIPAs. Presidiu novamente o CIPA, V edição, em 2012.

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Publicado

31-05-2021