Estado nutricional de gestantes em diferentes períodos de gestação

Autores

  • Juliany Piazzon Gomes Universidade Norte do Paraná / Universidade Estadual de Londrina
  • Cristina Simões de Carvalho Tomasetti UNOPAR - Londrina/PR
  • Rejane Dias Neves Souza UNOPAR - Londrina/PR.

Palavras-chave:

Gravidez, estado nutricional, peso ao nascer

Resumo

Acompanhou-se 33 gestantes com a finalidade de verificar algumas características da evolução da gravidez e suas influências sobre o feto e o recém-nascido. Avaliou-se o estado nutricional pré-gestacional e gestacional e a evolução do ganho de peso durante a gestação. Em relação ao recém-nascido, verificou-se e classificou-se seu peso. As mulheres que iniciaram a gestação com baixo peso tiveram um ganho ponderal adequado durante este período, já as mulheres com sobrepeso pré-gestacional tiveram um excessivo aumento de peso durante a gravidez. Contudo, 96,97% dos recém-nascidos tiveram um adequado peso ao nascer, indicando um aumento de peso materno ideal durante a gestação.

Biografia do Autor

Juliany Piazzon Gomes, Universidade Norte do Paraná / Universidade Estadual de Londrina

Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Norte do Paraná – (UNOPAR) – Londrina/PR, Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Cristina Simões de Carvalho Tomasetti, UNOPAR - Londrina/PR

Nutricionista, Mestre em Saúde Coletiva pela UEL, Professora e Coordenadora dos Cursos de graduação e pós-graduação em Nutrição da UNOPAR - Londrina/PR.

Rejane Dias Neves Souza, UNOPAR - Londrina/PR.

Farmacêutica Bioquímica, Mestre e Doutora em Ciência de Alimentos pela UEL, Professora dos Cursos de graduação e pós-graduação em Nutrição da UNOPAR - Londrina/PR.

Downloads

Edição

Seção

Artigos