Aprendizagem Ativa nas Aulas Práticas de Eletrônica Digital
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v14i31.565Resumo
Contexto: Através deste trabalho buscou-se responder a seguinte questão: É possível desenvolver as aulas práticas de Eletrônica Digital II utilizando uma metodologia que permita maior autonomia aos alunos, incentivando maior participação, além de simular as situações reais de sua profissão? Objetivo: Analisar a utilização de uma metodologia de ensino aplicada nas aulas da Unidade Curricular (UC) Eletrônica Digital II no curso Técnico de Eletroeletrônica no Instituto Federal de Educação (IFSC), Campus Joinville. Método: São apresentados os procedimentos realizados para levantar as necessidades da UC, as mudanças planejadas e a aplicação da metodologia ativa nas aulas observando-se os resultados. Resultados: Utilizando-se de um comparativo de resultados de aulas anteriores, com as aulas utilizando a nova metodologia foi possível observar que o interesse dos alunos foi potencializado consideravelmente proporcionando um melhor aprendizado dos conteúdos além de despertar um maior senso de organização e cuidado com os materiais, permitindo assim, simular uma situação mais próxima de sua futura prática profissional.Downloads
Publicado
07-04-2021
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pleiade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.