Nutrição no Esporte

Levantamento sobre o Uso de Suplementos Alimentares entre Praticantes de Atividades Físicas em Academias da Cidade de Santa Rita, Paraguai

  • Simone Patrícia Müller Scholl
  • Ana Manuela Ordoñez
  • Cássia Regina Bruno Nascimento
  • Flora Miranda
  • Isabel Fernandes

Resumo

Introdução. Diante do crescimento do mercado e do consumo de suplementosalimentares entre praticantes de atividade física, torna-se importante indagarse o nível de conhecimento a respeito destes produtos cresce na mesma proporção,pois pesquisas associam o uso indevido de suplementos alimentares com complicaçõesà saúde. Objetivo. Avaliar, entre praticantes de atividades físicas em academias,da cidade de Santa Rita – Paraguai, a prevalência do uso de Suplementos Alimentaressem orientação nutricional, bem como aferir as fontes de indicação e finalidade doconsumo. Metodologia. Foram entrevistados 100 indivíduos, de ambos gêneros, comidades entre 16 e 59 anos. A coleta dos dados transcorreu de forma aleatória em duasacademias. Aplicou-se um questionário composto por 14 perguntas fechadas. Resultados.Em referência ao uso de suplementos alimentares, 90% reportaram ter feitouso destes produtos, entre os quais apenas 13,3% apontaram recomendação nutricionalou médica como principal motivo para a utilização. O Whey Protein foi o suplementomais citado (83,3%), seguido pelo BCAA (70%). Suplementos foram mais frequentementeindicados por professores de academia/educadores físicos (54,4%).Conclusão. Verificou-se que entre os praticantes de atividades físicas o uso dos suplementosalimentares sem orientação e prescrição adequadas vem tomando proporçõescada vez maiores. Diante desta problemática e dos resultados obtidos, cabe ressaltara importância da presença do profissional nutricionista dentro das academias.

Biografia do Autor

Simone Patrícia Müller Scholl
Acadêmica concluinte do curso de Bacharelado em Nutrição pelo Centro Universitário Uniamérica.
Ana Manuela Ordoñez
Nutricionista. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Universitário Uniamérica.
Cássia Regina Bruno Nascimento
Nutricionista. Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em CiênciasFisiológicas pelo Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (UEL). Pós-doutorado (UEL).
Flora Miranda
Nutricionista. Mestre em Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Isabel Fernandes
Computação. Mestre em Engenharia de Software (UFRGS). Doutora em Ciências (COPPE/UFRJ).Pós-doutoramento em Engenharia da Produção.
Publicado
02-10-2019