O Uso do Feedback e do Feedforward Como Ferramentas Complementares Para a Gestão de Conflitos Intergeracionais Using Feedback and Feedforward as Complementary Tools for Intergenerational Conflict Management

  • Liliane de A. Bordignon Michuel
  • Cecília Oderich

Resumo

A gestão de conflitos com vistas à qualificação e à inovação organizacionalé um desafio. Os fatores que diferenciam os comportamentos de cada geração têmcausado conflitos que afetam produtividade, desenvolvimento profissional e as relaçõeshumanas nas empresas. Este trabalho se caracteriza como ensaio teórico que tempor bases fontes secundárias, no caso, notícias e dados publicados sobre o tema, osquais são analisados sob o prisma teórico da pesquisa bibliográfica. Infere-se que asferramentas de gestão chamadas feedback e feedforward podem ser aplicadas no diagnósticoe na gestão de conflitos organizacionais, com destaque aos conflitos intergeracionaisconsiderando as gerações baby boomers, x, y e z. O feedback e o feedforwardpodem favorecer a qualificação da comunicação, a valorização daspotencialidades individuais e grupais, o fortalecimento em relação às competências ehabilidades profissionais e, consequentemente, ajudar no melhor aproveitamento dosconflitos como oportunidades de crescimento pessoal e organizacional.

Biografia do Autor

Liliane de A. Bordignon Michuel
Administradora. Especialista em Assessoria e Gerenciamento Empresarial (UNIOESTE).
Cecília Oderich
Administradora. Especialista em Dinâmica dos Grupos (SBDG/FATO). Mestre e Doutora em Administração(PPGA/UFRGS). Docente adjunta da UNIOESTE.
Publicado
02-10-2019