Práticas Educativas Ambientais Formais Sob o Olhar da Ecopedagogia
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i28.542Resumo
A Educação Ambiental tem sido debatida em diversos âmbitos, inclusive nosistema escolar. Nota-se que sua concretização depende da transformação das práticas,as quais geralmente são realizadas de forma pontual, sem sentido para quem opratica. Dentro dessa conjuntura, a Ecopedagogia vem emergindo e pretende despertaro olhar das pessoas para a convivência harmônica entre todos os integrantes da comunidadeplanetária, sendo que esses saberes podem ser alcançados pela cidadaniaplanetária. Ela amplifica a Educação Ambiental proporcionando-lhe meios para pensaras práticas ambientais de outras maneiras, sinalizando caminhos para sua efetivação.Desta forma, esta pesquisa procurou compreender quais são as propostas curricularesapresentadas pela Ecopedagogia e em que ela se diferencia da proposta deEducação Ambiental, no que tange às práticas educativas ambientais desenvolvidasnas escolas de Educação Básica, no município de Toledo-PR. Ela utiliza-se da técnicade pesquisa documental. Notou-se que grande parte dessas ações ambientais não estásendo realizadas de forma transversal e interdisciplinar, conforme previsto pela legislação.As duas instituições participantes apresentam evolução no processo de superaçãodas práticas tradicionais; mas, sugere-se a adoção da filosofia da Ecopedagogiaque representa uma proposta que pode mudar a forma de viver, aprender, transformare aprimorar as ações ambientais desenvolvidas.Downloads
Publicado
02-10-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.