Construção do conhecimento e descolonização

qual é o verdadeiro papel dos professores e pesquisadores brasileiros?

  • Carlos Kusano Bucalen Ferrari

Resumo

O presente artigo visa promover uma saudável polêmica e desconstruiro modelo hegemônico vigente de “produção” e “impacto” do conhecimentoque não interessa às nações menos desenvolvidas e privilegia apublicação compulsória em periódicos estrangeiros. O primeiro ponto é umacrítica à adoção reducionista de critérios bibliométricos como forma de classificaçãode revistas, seguida de outros aspectos crítico-reflexivos relacionadosao Sistema Qualis-Capes. Além de uma discussão crítica, pautada emconhecimento científico e filosófico, o presente artigo traz sugestões para aconstrução genuína do conhecimento e desconstrução do colonialismo científicovigente.

Biografia do Autor

Carlos Kusano Bucalen Ferrari
Graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio deMesquita Filho (1993), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado emSaúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002). Autor do Livro: A Arte de Conciliar: Felicidade,Carreira e Sucesso. Amazon Books, Set. 2016. Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), CampusUniversitário do Araguaia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro da Academia de Ciênciasde Nova Iorque (NYAS) e da Society for Experimental Biology and Medicine (USA).
Publicado
02-10-2019