Avaliação Nutricional de Crianças de Foz do Iguaçu, PR, e a Suplementação de Micronutrientes

Autores

  • Simone Ramos
  • Rafaela Eloísa
  • Solange Evangelista
  • Ana Manuela
  • Cássia Bruno

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i27.517

Resumo

A alimentação saudável é fundamental para o completo crescimento e desenvolvimentoinfantil, e deve ser estimulada em todas as fases da vida. A desnutriçãoinfantil atualmente cedeu espaço ao sobrepeso e obesidade. Porém, o aumento doconsumo alimentar não reflete o aporte de vitaminas e minerais. O Governo Federaladotou o NutriSUS, para crianças de 6 a 48 meses, matriculadas em creches integrantesdo Programa Saúde na Escola. O NutriSUS é um sachê de multivitaminaspara ser adicionado no prato da criança. Para verificar a eficácia desse programa, oobjetivo do presente estudo foi avaliar o estado nutricional de crianças nos CentrosMunicipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade de Foz do Iguaçu/PR. Foi realizadoa coleta de dados do perfil antropométrico de 598 pré-escolares de ambossexos, com idades entre 6 meses e 5 anos. Trata-se de um estudo quantitativo comabordagem transversal, onde utilizou-se balança e estadiômetro para aferição de pesoe estatura respectivamente, para posterior armazenamento destes dados no SISVAN,que é um sistema de informação que realizou os cálculos de IMC e suas classificaçõesautomaticamente ao cadastrar o indivíduo com seu nome e número do cartãodo Sistema Único de Saúde (SUS). De 598 crianças avaliadas, 58% estão eutróficas,22% com risco de sobrepeso, 14% com sobrepeso e 6% com obesidade. Conclui-sediante dos resultados obtidos, que a maioria das crianças avaliadas nos CMEIs estãoeutróficas, porém há um percentual de crianças que encontram-se com o IMC ele -vado, sendo a maioria delas com risco de sobrepeso, sinalizando a necessidade deacompanhamento nutricional. A perspectiva será avaliar o impacto da suplementaçãocom o NutriSUS no estado nutricional das crianças dos CMEIs.

Biografia do Autor

Simone Ramos

Graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário Uniamérica.

Rafaela Eloísa

Graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário Uniamérica.

Solange Evangelista

Graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário Uniamérica.

Ana Manuela

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadorado Curso de Nutrição do Centro Universitário Uniamérica.

Cássia Bruno

Doutora em Fisiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora de Nutrição do CentroUniversitário Uniamérica.

Downloads

Publicado

19-07-2019