Impacto do Treino Proprioceptivo na Prevenção em Lesões de Atletas de Basquetebol

Autores

  • Eloiza Bragança
  • Giandra Rafaela
  • Marina Harumi
  • Talia Regina
  • Maurícia Cristina
  • Fábio Luis

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i27.515

Resumo

O basquete por conta de ser uma modalidade coletiva acaba levando a umamplo número de lesões correspondentes ao modo de jogo que contém contato diretoentre os jogadores, ocorre movimentos rápidos em pequeno espaço. Encontra-se emestudos que joelho e tornozelo são os locais que ocorre maior número de traumas nestamodalidade, como destaque entorses. Objetivo: Este estudo teve como objetivoavaliar a condição de lesões em joelho e tornozelo, das atletas de basquetebol. Metodologia:Participaram do estudo 17 jogadoras de basquetebol, com idade variando entre14 a 18 anos, que competem representando a cidade de Foz do Iguaçu, Paraná,Brasil, colégio COC JK e UNIAMÉRICA. Foi utilizado 5 questionários desenvolvidospelos acadêmicos. Resultado: Os resultados expressaram que das 17 atletas queparticiparam do projeto, 16 apresentaram algum tipo de lesão 94,11%. Identificamos18 lesões, sendo destas 7 (41,17%) sendo lesões ocorridas no joelho e 11 (64,70%)ocorridas no tornozelo. Da parte de tornozelo, a lesão mais encontrada foi entorse dojoelho. Já na parte do joelho a lesão encontrada com maior índice foi tornozelo. Conclusão:Todos estes resultados foram de acordo com estudos retratados e mostram anecessidade de exercícios de propriocepção na percepção de diminuir a ocorrênciadestas lesões.

Biografia do Autor

Eloiza Bragança

Acadêmicas do 2º e 3º do curso de Graduação em Fisioterapia no Centro Universitário Uniamérica.

Giandra Rafaela

Acadêmica do 2º e 3º do curso de Graduação em Fisioterapia no Centro Universitário Uniamérica.

Marina Harumi

Acadêmica do 2º e 3º do curso de Graduação em Fisioterapia no Centro Universitário Uniamérica.

Talia Regina

Acadêmica do 2º e 3º do curso de Graduação em Fisioterapia no Centro Universitário Uniamérica.

Maurícia Cristina

Fisioterapeuta, Mestre em reabilitação e inclusão, doutorada em Saúde Pública pela USP, docente do cur -so de fisioterapia do Centro Universitário UniAmérica.

Fábio Luis

Fisioterapeuta. Docente do curso de fisioterapia e Pós-Graduado em Perito judicial trabalhista, Pilates eReeducação Postural Global (RPG) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Downloads

Publicado

19-07-2019