O Papel da Apercepção na Construção do Vínculo Familiar em Pré-adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i27.514Resumo
O presente trabalho pretende apresentar os resultados de um projeto de intervençãocujo objetivo consistiu em contribuir para a ressignificação das apercepçõesacerca do vínculo familiar de jovens adolescentes de onze e doze anos com vistas aseu crescimento e desenvolvimento socioafetivo. Para tanto, a discussão se inicia comum breve delineamento sobre a construção vincular na contemporaneidade para seguircom algumas considerações teóricas acerca da psicologia das relações de objetoque embasam o conceito de vínculo e de apercepção, aqui fundamentais. Na sequência,são detalhados os recursos metodológicos projetivos pelos quais se acessaram asapercepções dos adolescentes, para, finalmente, apresentar as atividades de intervençãoconstruídas a partir dos conteúdos internos acessados. Os resultados confirmam ahipótese segundo a qual a apercepção participa da dinâmica da estruturação vincular,sendo simultaneamente causa e efeito do vínculo. A título de considerações finais, argumenta-se sobre a importância do vínculo como um possível indicador do desenvolvimentoemocional e de como a escola pode contribuir, em suas práticas cotidianas,para sua ressignificação.Downloads
Publicado
19-07-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.