Oficina de Habilidades Sociais Para Promoção do Bem-Estar em Jovens da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu no Início da Vida Profissional
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i27.511Resumo
As Habilidades Sociais são consideradas essenciais no ambiente de trabalho.Jovens que possuem um bom reportório dessas habilidades têm maior probabilidadede sucesso no início da vida profissional. Objetivo. Avaliar as Habilidades Sociaisde alunos participantes do último ano do programa para jovens com inserção nomercado de trabalho, da Guarda mirim de Foz do Iguaçu, e desenvolver oficinas parapromover estas habilidades a fim de refletir no repertório destes em sua vida pessoal eprofissional. Metodologia. Pesquisa de campo de caráter descritivo, de natureza qualitativae quantitativa com 24 alunos com idades de 16 a 18 anos. Para levantamentode dados foram realizadas entrevistas com as psicólogas da instituição e aplicação doInventário de Habilidades Sociais (IHS) nos alunos. Foram realizados 9 encontros,constituídos por oficinas abordando vivência grupal, dinâmicas, palestra, vídeo, rodade conversa, jogos de cartas da autoestima e roleta das habilidades sociais. Resultados.Constatou-se através do IHS um baixo repertório de HS com um maior déficit nofator que avalia a autoexposição. Os comportamentos analisados durante as oficinasconfirmaram um alto grau de resistência nas atividades que requeriam exposição,confirmando os resultados da análise quantitativa do Inventário de Habilidades Sociais.Conclusão. O desenvolvimento das oficinas buscou contribuir para melhorar essahabilidade nos alunos e refletir de forma positiva no comportamento pessoal e profissional.Através dos relatos verbais foi possível observar a eficácia das oficinas bemcomo uma melhora inclusive na interação da turma.Downloads
Publicado
19-07-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.