Da avaliação à produção de materiais de ensino de línguas

Autores

  • Isis Ribeiro UNIOESTE

Palavras-chave:

, avaliação, produção, materiais de ensino de línguas.

Resumo

Dentre as diversas práticas que compõem a especificidade docente, a avaliação e a produção de materiais de ensino (ou materiais didáticos) fazem parte do universo de tarefas que caracterizam a identidade deste profissional da educação. No presente artigo argumentamos sobre a importância de o professor de língua estrangeira se ver enquanto avaliador crítico dos materiais de ensino que utiliza, estando atento para questões sociais que se tornam invisíveis nos livros didáticos, bem como se perceber como profissional competente para produzir materiais que sejam mais condizentes com sua realidade de ensino. Para tanto, abordaremos os conceitos de avaliação e análise, apresentaremos uma proposta para produção de materiais e relataremos a experiência de oficina de mesmo tema oferecida para professores de língua estrangeira da educação básica em agosto de 2007 na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Foz do Iguaçu).

Biografia do Autor

Isis Ribeiro, UNIOESTE

Mestre em Letras: linguagem e sociedade pela UNIOESTE – Cascavel. Docente do ensino superior no ensino de línguas estrangeiras e Lingüística Aplicada. Áreas de interesse: Formação de professores de línguas estrangeiras; Sociolingüística.

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