Caracterização do Perfil da Clientela que Busca o Serviço Escola de Psicologia do Centro Integrado de Saúde Uniamérica
DOI:
https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i27.509Resumo
A clínica escola tem um importante papel ao oferecer o desenvolvimentoprático para os acadêmicos e a prestação desses serviços com valores acessíveis à comunidade.Com a caracterização do perfil da clientela, pode-se criar métodos e intervençõeseficazes de acordo com a necessidade da população que o utiliza. Essa pesquisade caráter quantitativo teve como objetivo caracterizar a clientela que busca oserviço de psicologia na clínica escola do Centro Universitário UniAmérica em Fozdo Iguaçu. Foram analisados 94 (noventa e quatro) fichas de triagem e cadastro decrianças, adolescentes e adultos que procuraram o serviço em 2018. Os instrumentosutilizados para coleta foram: software online Google Spreadsheet e Google Formuláriose um formulário desenvolvido pelo grupo para levantamento de dados das fichasde triagem e ficha de cadastro. Em relação ao público de maior procura por atendimentoem psicoterapia é de mulheres de 19 a 30 idades e com queixas deansiedade/depressão. Outro dado encontrado são meninos de 7 a 12 idades com queixassobre comportamentos agressivo/opositor trazidos por parte de seus pais ou da escola.Dados obtidos sugerem elementos importantes para o aprimoramento da clínicaescola, além de possibilitar futuras investigações voltados para o público que utiliza oCIS, como formação de grupo de apoio com temas conectados com as maiores ocorrênciasde queixas, os quais contribuirá nas intervenções realizadas na clínica comotambém com a necessidade das pessoas que estão na fila de espera, melhorando dessaforma, os procedimentos clínicos e organizacionais.Downloads
Publicado
19-07-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.