Identificação de Habilidades Necessárias para a Melhoria da Convivência, entre um Grupo de Adolescentes Participantes de Projeto Social

Autores

  • Carla Patricia de Souza Cavalari
  • Carolina Herculano de Oliveira
  • Catarina Peixoto da Silva
  • Jozelaine Zavacki Roseti
  • Lissia Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.32915/pleiade.v13i27.506

Resumo

Este artigo refere-se a um projeto denominado Projeto ConViver, que buscouatender a demanda referente a necessidade na melhora da convivência entre umgrupo de adolescentes com faixa etária entre 12 e 14 anos, moradores da região doPorto Meira, na cidade de Foz do Iguaçu-PR, que vivem em contexto de vulnerabilidadesocial; conforme apresentado pela instituição e observado através do uso da técnicade registro cursivo, os adolescentes apresentavam comportamentos que prejudicavama convivência entre eles, tais como indisciplina perante orientações dosmonitores, xingamentos, ofensas e agressões físicas. Tendo sido evidenciada a necessidadede buscar contribuir na identificação das habilidades necessárias para a melhoriada convivência dos participantes; objetivado neste, especificamente o trabalho deauxílio de compreensão referente a conceitos de empatia, ampliação nas capacidadesde comunicação e promoção de um ambiente que possa favorecer a construção de relacionamentossaudáveis. O projeto foi dividido em nove etapas práticas, dívidas emdois encontros semanais que contemplaram o desenvolvimento e aplicação de trezeoficinas de atividades práticas, envolvendo inclusive a parceria com grupo de TerapiaAssistida por Animais. Obtendo conclusões, através de análise qualitativa com mensuraçãodos resultados por meio de feedbacks, dos adolescentes e da instituição estesque foram positivos; com análise das acadêmicas referente à participação dos adolescentes,que promoveu diversas reflexões positivas referentes às temáticas descritas.

Biografia do Autor

Carla Patricia de Souza Cavalari

Acadêmica do curso de psicologia, pelo Centro Universitário Uniamérica, Foz do Iguaçu, PR.

Carolina Herculano de Oliveira

Acadêmica do curso de psicologia, pelo Centro Universitário Uniamérica, Foz do Iguaçu, PR.

Catarina Peixoto da Silva

Acadêmica do curso de psicologia, pelo Centro Universitário Uniamérica, Foz do Iguaçu, PR.

Jozelaine Zavacki Roseti

Acadêmica do curso de psicologia, pelo Centro Universitário Uniamérica, Foz do Iguaçu, PR.

Lissia Pinheiro

Psicóloga. Mestre em Psicologia Social. Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro UniversitárioUniamérica (Orientadora).

Publicado

19-07-2019