Psicoeducação em Sexualidade com Alunas em Regime de Internato

  • Amanda Braz Ramirez
  • Amanda Hamud de Aquino
  • Ana Paula Schneider
  • Ingrid Dayling Baez Lopez
  • Vanessa Priscilla Barreto Penayo
  • Maria Fátima Soares

Resumo

Devido ao déficit das escolas em abordar o assunto “sexualidade humana”sob os aspectos psicossociais dos adolescentes e da ausência de um profissional dePsicologia na maioria das instituições, o presente artigo tem como objetivo analisar arelevância das intervenções em psicoeducação em sexualidade humana, direcionadasàs alunas do colégio Manoel Moreira Penna, localizado na cidade de Foz do Iguaçu.A partir de um espaço de escuta e diálogo foram oferecidas práticas preventivas auma média de 10 adolescentes por encontro, com atividades distribuídas em oito diasde oficinas, sendo os temas trabalhados: biologia do corpo feminino, métodos contraceptivos,gravidez na adolescência, DSTs, público LGBT, empoderamento feminino evalores construtivos sobre sexualidade. As ferramentas utilizadas foram dinâmicas,caixa de dúvidas, músicas, vídeos e instrumentalização de materiais diversos. Os resultadosobtidos a partir da proposta apresentada auxiliaram as alunas a desmistificartabus e mitos, tirar dúvidas, possibilitar o resgate da autoestima, o conhecimento dopróprio corpo e a reflexão da vida sexual consciente. Sendo assim, confirmou-se a relevânciada intervenção psicoeducadora com o grupo em questão.

Biografia do Autor

Amanda Braz Ramirez
Acadêmica de Psicologia, pelo Centro Universitário Uniamérica, Foz do Iguaçu, PR.
Amanda Hamud de Aquino
Acadêmica de Psicologia, pelo Centro Universitário Uniamérica, Foz do Iguaçu, PR.
Ana Paula Schneider
Acadêmica de Psicologia, pelo Centro Universitário Uniamérica, Foz do Iguaçu, PR.
Ingrid Dayling Baez Lopez
Acadêmica de Psicologia, pelo Centro Universitário Uniamérica, Foz do Iguaçu, PR.
Vanessa Priscilla Barreto Penayo
Acadêmica de Psicologia, pelo Centro Universitário Uniamérica, Foz do Iguaçu, PR.
Maria Fátima Soares
Psicóloga. Professora do Centro Universitário Uniamérica (Orientadora do Projeto Integrador).
Publicado
19-07-2019