A Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática

Discussões e Experiências

  • Leidi Katia Giehl

Resumo

A matemática é uma área do conhecimento essencial para os modos devida, sua relação com a sociedade e para o desenvolvimento do raciocínio necessáriopara o entendimento das diversas disciplinas. O que ocorre é que, muitas vezes, a matemáticaé vista com certa aversão pelos estudantes, isso ocorre, na maioria das vezes,devido à metodologia que é adotada pelos professores. A teoria da aprendizagem significativasurge como alternativa para melhorar esse cenário, com base em seus princípiosos alunos se sentem motivados, seus conhecimentos são considerados e as atividadesnão são apresentadas de forma arbitrária, possibilitando uma aprendizagemcom significado. O presente artigo disserta uma pesquisa bibliográfica que objetivainvestigar e discutir elementos referentes à aprendizagem significativa no ensino damatemática. Para elaborar a discussão, além do estudo teórico sobre ensino de matemáticae a aprendizagem significativa foram pesquisados artigos que relatavam experiênciasde ensino em que utilizou-se dos princípios da aprendizagem significativa naprática metodológica em sala de aula. A partir do desenvolvimento dessa pesquisapode-se observar que a aprendizagem significativa se trata de uma metodologia deensino de fácil abordagem, também pode propiciar maior envolvimento dos estudantes,e criar produtivas situações de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Leidi Katia Giehl
Graduada em Física Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul; Graduada em Licenciaturaem Matemática pela Unijales. Especialista em Metodologia do Ensino de Física e Matemática. Mestre emEnsino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Doutoranda em Educação pelo PPGEpela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Publicado
12-06-2019