Estudo Comparativo dos Níveis de Lactato Sanguíneo em Ratos Após Consumo de Etanol e Induzidos ao Exercício Físico

Autores

  • Douglas da Luz
  • Gustavo Roberto
  • Adriane
  • Marcela
  • Anna Paula

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar se o consumo de etanol interferena concentração de lactato sanguíneo em ratos induzidos ao exercíciofísico. Foram utilizados 40 ratos, machos e fêmeas, divididos em 4 grupos:Grupo Controle (C), Controle Exercício (CEx), Controle Etanol (CEt) e EtanolExercício (EE). Os grupos CEt e EE ingeriram etanol a 6% durante 1mês. Os grupos EE e CEx foram submetidos ao teste de nado forçado. Os resultadosmostraram diferenças nas concentrações de lactato sanguíneo mostrandoque o consumo de etanol pode interferir na concentração deste metabólitoe que o exercício f Artigo recebido em: 23.07.2018 ísico pode minimizar os danos.

Biografia do Autor

Douglas da Luz

Bacharel e Licenciado em Educação Física. Pós-graduado em Treinamento Esportivo. Pós-graduado em Fisiologiado Exercício e Avaliação Física. MBA em Gestão da Aprendizagem. Docente do Curso de Educação Física do CentroUniversitário UniAmérica. Delegado Regional da Federação Internacional de Educação Física. Professor de Hipnose Esportiva e Clínica do Instituto Brasileiro de Hipnose e Terapias.

Gustavo Roberto

Graduado em Farmácia pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (2009). Mestre em Farmacologiapela Universidade Federal do Paraná (2011) com área de concentração em Neurociência e Linha de Pesquisa Neuropsicofarmacologia (drogas de abuso). Doutor em Ciências da Saúde (Farmacologia) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com concentração em neuropsicofarmacologia e toxicologia. Docente efetivo da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Adriane

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (1996). Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Doutor em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Docente do Centro Universitário União das Américas.

Marcela

Graduada em Farmácia com ênfase em análises clínicas pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó -UNOCHAPECÓ (2006). Especialista em Farmacologia aplicada a Atenção Farmacêutica pela PUC - PR (2010). Mes -tre e Doutor em Ciências-Bioquímica na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente Pós-Doutoranda no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Anna Paula

Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário União das Américas (UNIAMÉRICA). Mestranda na UniversidadeFederal da Integração Latino-Americana (UNILA) na área de envelhecimento, autofagia e doenças neurodegenerativas (2017).

Downloads

Publicado

12-06-2019