O Que Eu Respondo? Dúvidas Sobre Sexualidade Infantil Entre Futuras Pedagogas

  • Cynthia Borges de Moura
  • Carla Elias de Moura
  • Josiane Conceição Andrade
  • Ana Kamila Borgonovo

Resumo

Considerando que a Educação Sexual é uma questão básica de cidadania, oscursos de Pedagogia deveriam preocupar-se em preparar os futuros professores paraesta atuação. Muitos professores apresentam dificuldades em trabalhar a EducaçãoSexual dentro da sala de aula e relacionam isso a deficiências na formação inicial.Esta pesquisa teve como objetivo identificar as concepções de sexo e sexualidade eperguntas sobre esse tema que acadêmicos do curso de Pedagogia não saberiam respondercaso fossem indagados pelas crianças. Participaram do estudo 98 discentes docurso de Pedagogia de uma instituição pública e outra privada de ensino na cidade deFoz do Iguaçu – PR. Os dados foram coletados por meio de um questionário semies -truturado respondido individualmente pelos acadêmicos. As respostas foram categorizadase quantificadas em termos de frequência e porcentagem. Os resultados mostraramque, quanto às concepções de sexo, os acadêmicos entendem o termo como:relação sexual (28%), gênero (22%), e prazer (9%). Quanto à concepção de sexualidade,16% entendem como o ensino e aprendizagem sobre o corpo e sobre sexo, 12%entendem como sensações prazerosas, 10% relacionam o termo à orientação sexual,10% ao gênero, 8% à relação sexual. As perguntas descritas pelos acadêmicos comode maior dificuldade em responder às crianças foram sobre os temas: ato sexual(23%), gravidez (18%), gênero (15%) e prazer (13%). Conclui-se que os acadêmicosnão têm clareza dos conceitos de sexo e sexualidade, e que entre outros fatores issopode contribuir para dificuldades em responder questões básicas da sexualidade,como ato sexual e gravidez. A capacitação em sexualidade durante a formação acadêmicapoderia favorecer aos futuros profissionais maiores preparo e segurança para trabalhara temática.

Biografia do Autor

Cynthia Borges de Moura
Doutora em Psicologia Clínica, UNIOESTE.
Carla Elias de Moura
Mestre em Ensino, UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu.
Josiane Conceição Andrade
Mestranda em Ensino, UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu
Ana Kamila Borgonovo
Enfermeira.
Publicado
12-06-2019