Composição Química e Análise de Rendimento de uma Especie Endêmica (Pimelodus Britskii) Visando Fins Comerciais

Autores

  • Mara Cristina
  • Gilmar
  • Robie Allan
  • Giovano

Resumo

O Brasil possui inúmeras espécies nativas de peixes com grande potencialpara a exploração pela aquicultura, E com os conceitos de preservação e projetos socioeconômicosque andam em alta, a exploração de espécies nativas, torna-se uma alternativapara conservação do ambiente aquático e fonte econômica para indústrias e comunidadeslocais. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial para oaproveitamento comercial do Mandi, através das análises de rendimento do troncolimpo, músculo abdominal, filé e da composição centesimal de peixes coletados noreservatório de Salto Santiago, rio Iguaçu, Paraná. Método: As capturas ocorreram entremaio e julho de 2009, com uso de espinhéis e redes de espera. Após a captura, ospeixes foram insensibilizados em gelo, medidos, eviscerados e pesados. Os dados derendimento de tronco limpo, músculo abdominal, filé e composição centesimal foramobtidos. Os peixes foram agrupados em três classes de peso A (<150 g), B (150-300g)e C (>300 g), e as diferenças entre as classes de peso foram testadas através de ANOVAunifatorial. Resultados: Os peixes foram agrupados em três classes de peso A(<150 g), B (150-300g) e C (>300 g) para análise estatística. Foram verificadas diferençassignificativas entre as classes de peso, com maior rendimento de tronco limpo(50,09±2,54%), músculo abdominal (7,28±0,86%), filé (37,26±2,20%), lipídios(19,34±5,32%) e cinzas (1,10%±0,13%), para indivíduos da classe C (>300 g), e deumidade (80,3±0,32%) para indivíduos da classe A (<150 g). De maneira geral, oMandi apresentou rendimento e composição centesimal em níveis comparáveis aos deoutras espécies exploradas comercialmente.

Biografia do Autor

Mara Cristina

Engenheira de pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Licenciada em Matemática(FALC). Mestre em zootecnia, produção e nutrição animal (UNIOESTE). Doutora em aquiculturapela Universidade Estadual Júlio de Mesquita (UNESP/CAUNESP). Professora colaboradora da Secretáriada Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Docente do curso de Agronomia e membra do NDE da Faculdadede Iporã (FIP).

Gilmar

Biólogo pela Universidade Estadual de Marigá (UEM). Mestre e Doutor em Ecologia (UEM). ProfessorAdjunto e pesquisador do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Líderdo Grupo de Pesquisa em Recursos Pesqueiros e Limnologia (GERPEL).

Robie Allan

Engenheiro de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre e Doutor emZootecnia (Produção Animal) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto e pesquisadordo Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Giovano

Engenheiro de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em RecursosPesqueiros e Engenharia de Pesca (UNIOESTE). Doutorando em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca(UNIOESTE). Engenheiro de pesca responsável na empresa Cooperativa Agroindustrial Consolata (COOPACOL).

Downloads

Publicado

12-06-2019