Educação Positiva
o Ensino do Bem-Estar e Suas Implicações Emocionais e Cognitivas
Resumo
Este trabalho intenta fomentar discussões e estudos acerca da viabilidade daimplantação de um modelo de Educação Positiva no sistema público de ensino brasileiro.Essa nova abordagem educacional une as ciências da Psicologia Positiva e daInvestigação Apreciativa ao ensino, defendendo que o florescimento emocional humanoe a excelência acadêmica devem ser vistos como objetivos complementares daeducação. Em linhas gerais, a Educação Positiva busca promover dentro e fora dasinstituições de ensino o bem-estar da comunidade escolar, em especial dos professorese alunos, por meio do estímulo ao autoconhecimento. Estudos mostram que obem-estar infantojuvenil melhora de forma duradoura o desempenho acadêmico decrianças e jovens, contribui para sua saúde física na fase adulta, promove a criatividadee a coesão social, incentiva a cidadania, previne a depressão e reduz comportamentosde risco. A partir dessa perspectiva e utilizando-se de um levantamento bibliográficoe documental de caráter exploratório, este estudo pretende fazer um resgatehistórico da Educação Positiva no mundo, desde sua gênese até o estado de sua arte.Como estudo de caso, o texto descreve o trabalho realizado na escola australianaGeelong Grammar School, pioneira mundial na inserção da Educação Positiva em umcurrículo escolar. Quer-se, com isso, criar um referencial teórico que possa inspirar eembasar projetos de incorporação da Educação Positiva nas práticas pedagógicas tradicionaisbrasileiras, adaptando experiências bem-sucedidas à realidade escolar decada local.Downloads
Publicado
12-06-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.