Proposta de perfil para o gestor de bacia hidrográfica

Autores

  • Soraya Cristina Ataíde Paiva Penzin Faculdade União das Américas (Uniamérica)
  • Dirce Maria Dalberto Faculdade União das Américas (Uniamérica)

Palavras-chave:

administração, gestão ambiental, competências do gestor de bacia hidrográfica, gestão de bacia hidrográfica, perfil do gestor de bacia hidrográfica.

Resumo

Este artigo tem como finalidade identificar por meio dos recursos de competências (conheci-mentos, habilidades e atitudes) qual o perfil necessário para o gestor de bacia hidrográfica da Central Hidre-létrica de Itaipu Binacional, localizada em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. O foco principal é o gestor de bacia hidrográfica, assunto considerado recente nas questões voltadas para a gestão ambiental e que surgiu a partir da visão de uma usina hidrelétrica. Para melhor contextualização do perfil, foi necessário descrever os critérios utilizados pela Itaipu para a seleção do gestor de bacia hidrográfica; identificar as dificuldades enfren-tadas pelos gestores ao assumirem o desafio de geren-ciamento na Bacia Hidrográfica do Paraná III; descrê-ver as atividades do gestor de bacia hidrográfica no gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Paraná III; e identificar as competências necessárias para compor o perfil do gestor de bacia hidrográfica. Na metodologia utilizou-se como tipologia a pesquisa aplicada, que possui interesse prático de que os resultados sejam utilizados na solução de problemas. Como método de pesquisa foi utilizada a pesquisa qualitativa e como estratégia o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, questioná-rios com perguntas fechadas, pesquisa documental, pesquisa histórica e observação assistemática. Para as análises foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, que teve como resultado os objetivos alcançados, onde ficou definido o perfil necessário para o gestor de bacia hidrográfica e concluiu-se que a Itaipu necessita de aprimoramento na formação do gestor de bacia hidrográfica para melhorias no gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Paraná III.

Biografia do Autor

Soraya Cristina Ataíde Paiva Penzin, Faculdade União das Américas (Uniamérica)

Bacharel em Administração com Habilitação em Finanças e Pós-graduanda em RH e em Gestão Ambiental.

Dirce Maria Dalberto, Faculdade União das Américas (Uniamérica)

Bacharel em Administração e Mestre em Engenharia da Produção na área de Gestão da Qualidade Ambiental. Professora na Faculdade Uniamérica.

Downloads

Edição

Seção

Artigos