Pesquisa de Habilidades Sociais com Alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva
Resumo
Introdução. As Habilidades Sociais são reconhecidas como um fator importante para uma boa convivência. O desenvolvimento dessas habilidades no contexto escolar contribuirá para que essa convivência seja mais harmoniosa e positiva. Objetivo. Avaliar as Habilidades Sociais de alunos do 9° ano e realizar oficinas com a turma com maior déficit e dessa forma contribuir em uma melhora dessas habilidades para que possam refletir no comportamento problema. Metodologia. Pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa com uma amostra de 81 alunos, sendo que 28 desses participaram de oficinas de Habilidades Sociais com foco na autoestima. Para levantamento de dados foram realizadas entrevistas com a equipe pedagógica e aplicação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e a Escala de Autoestima de Rosenberg. Foram realizados 17 encontros, sendo que destes, 9 constituíram-se por oficinas abordando vivência grupal, dinâmicas, palestra, vídeo, infográfico, roda de conversa e jogo de cartas da autoestima. Resultados. Constatouse através do IHS um repertório abaixo da média e mediano para as 3 turmas pesquisadas, apontando um resultando baixo no fator que aborda comportamentos relacionados à autoestima. A escala de Rosenberg corroborou com este resultando dando indicações de uma possível baixa autoestima na maioria dos alunos. Conclusão. A pesquisa evidenciou baixo nível de HS com indicação de baixa autoestima. O desenvolvimento das oficinas buscou contribuir para melhorar essa habilidade nos alunos e refletir de forma positiva no comportamento desejado dentro da sala de aula.Downloads
Publicado
05-10-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.