Processo Financeiro: Um Estudo em Hospital Público do Paraná

Autores

  • Marisa Sotelo Acadêmica(o) do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Natan Acadêmica(o) do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Patrik Nicolau Acadêmica(o) do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).

Resumo

O presente estudo buscou apresentar um modelo de processo por meio de um fluxograma, para atender as necessidades da instituição. Realizou-se uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, por meio de entrevistas e análise documental, junto ao setor financeiro de um Hospital Público. Após o levantamento dos dados, as dificuldades encontradas no setor foram; a forma em que as notas fiscais eram recebidas para pagamento, o arquivo inadequado, dificuldade em gerar relatórios e ausência de transparência na prestação de contas. Com o resultado, foi proposto um fluxograma para o setor financeiro, que buscou melhorias em forma de organização, controle e descrição das atividades; com descentralização das competências, definindo as obrigações dos responsáveis e facilitando a passagem de conhecimento para novos funcionários.

Downloads

Publicado

05-10-2018