Identificação do Público-alvo e Apresentação das Estratégias Para o Posicionamento no Mercado em um Restaurante de Comida Japonesa

  • Ana Carla Pavei Acadêmica(o) em Administração pelo Centro Universitário Uniamérica (Foz do Iguaçu, PR).
  • Guilherme Neto da Costa Acadêmica(o) em Administração pelo Centro Universitário Uniamérica (Foz do Iguaçu, PR).
  • Fausto Camargo Administrador. Pós-graduado em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas (UFLA/MG) e Gestão da Aprendizagem (Uniamérica). Mestre em Ciências Sociais (UNISINOS). Professor e Coordenador do Curso de Administração da Uniamérica.
  • Dirce Maria Dalberto Administradora. MBA em Marketing. Especialista em Gestão da Qualidade Ambiental. Mestre em engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Resumo

Contexto: Este estudo realiza uma pesquisa com os apreciadores de comida oriental na cidade de Foz do Iguaçu. A empresa onde foi realizada a pesquisa situa-se na cidade de Foz do Iguaçu, no bairro da grande Vila A, e tem como principais produtos pratos do cardápio oriental, quentes e frios, incluído de sobremesas. Possuí mais de dez concorrentes indiretos e nenhum direto. Objetivo: Identificar o perfil do cliente e elaborar estratégias de posicionamento de mercado. Método: Esta pesquisa tem características qualitativas e quantitativas, exploratória, descritiva, de levantamento documental e bibliográfico. Resultados: O público-alvo foi definido como sendo mulheres jovens de 21 a 40 anos, com renda de dois a cinco salários-mínimos em média e ensino superior completo ou pós-graduação, que residem na região da grande Vila A. Como estratégias de posicionamento de mercado foram sugeridas algumas ações de promoções direcionadas ao público-alvo, treinamento dos colaboradores para um melhor atendimento, divulgação dos diferenciais do empreendimento, e realizar um plano de metas e recompensas, para uma maior valorização do capital humano interno.
Publicado
05-10-2018