Benefícios das Plantas Alimentícias não ConvencionaisPANCs: Caruru (Amaranthus Viridis), Moringa Oleífera Lam. e Ora-pro-nóbis (Pereskia Aculeata Mill)

Autores

  • Simone Acadêmica de Nutrição do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Rafaela Eloísa Acadêmica de Nutrição do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Solange Acadêmica de Nutrição do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Ana Manuela Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário União das Américas.
  • Cássia Regina Docente de Nutrição (Uniamérica). Mestre em Ciências Fisiológicas (Universidade Estadual de Londrina, UEL). Dra. em Ciências Fisiológicas (UEL). Pós-doutorado (UEL).

Resumo

As PANCs são Plantas Alimentícias não convencionais, muitas vezes denominadas como “ervas-daninhas”. Anteriormente à globalização e crescimento da industria de alimentos, essas plantas eram utilizadas na culinária, porém com esse cenário, as PANCs perderam a sua popularidade. Essas plantas, que podem ser desde hortaliças até frutos, são uma alternativa altamente nutritiva, quando comparadas à vegetais tradicionalmente utilizados. São de fácil cultivo e sustentáveis, uma vez que não necessitam de grande alteração da flora para sua produção, e são adaptáveis aos diferentes tipos de solo e clima. O objetivo desse artigo de revisão foi buscar, através de pesquisa bibliográfica, conhecimento sobre as propriedades nutricionais das PANCs, em destaque o Caruru (Amaranthus viridis), Moringa oleífera Lam. e ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Mill.), por conterem um aporte nutricional diferenciado das demais plantas pesquisadas, principalmente no perfil de aminoácidos essenciais. Diante dos achados científicos, concluiu-se que as PANCs Caruru (Amaranthus viridis), Moringa oleífera Lam. e ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Mill.) se destacam por serem importantes fontes de nutrientes essenciais à manutenção da saúde, como cálcio, potássio, ferro, e também por seu perfil de aminoácidos essenciais diferenciado mais elevado que as plantas convencionais.

Downloads

Publicado

05-10-2018