Influenza A (H1N1): Orientações Sobre a Profilaxia para Pessoas com Deficiência Intelectual no Centro de Adaptação Neurológica Total

  • Andressa de Souza Rodrigues Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Clarice de Fátima dos Santos Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Gabriela Canan Recalde Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Taís Regina Schapko Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Priscilla Higashi Docente do curso de Enfermagem e Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).
  • Silviane Galvan Pereira Docente do curso de Enfermagem e Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

Resumo

Contexto: A influenza A, ou H1N1, é uma doença causada por um subtipo de vírus da gripe, com grande capacidade de transmissão entre seres humanos, é semelhante a outros tipos de gripe, porém com maiores possibilidades de complicações, podendo até mesmo levar ao óbito. Objetivo: Orientar os alunos do Centro de Adaptação Neurológica Total Nosso Canto sobre a profilaxia da Influenza A (H1N1) visando diminuir o risco de contaminação pelo vírus. Método: Este estudo é do tipo descritivo com caráter educativo. A atividade foi efetuada com cerca de 140 pessoas, com faixa etária de 0 a 37 anos. Para realizar a ação foi desenvolvido como produto um folder com as orientações do Ministério da Saúde para a prevenção da Influenza A (H1N1). As atividades referentes ao tema foram desenvolvidas de forma lúdica, abordando as principais vias de transmissão e as formas de prevenção, enfatizando a higienização das mãos. Utilizou-se como estratégia também algumas músicas infantis para facilitar a interação com os alunos, foi exposto o vídeo ilustrativo, cantado e gesticulado juntamente com os alunos para que fosse divertido e mantivessem a concentração. Resultados: Os alunos embora apresentem deficiências intelectuais e múltiplas conseguiram compreender o objetivo da ação e conhecer a importância da prevenção da Influenza A e as medidas profiláticas. A maioria dos alunos participou ativamente de todas as atividades propostas e questionaram sobre assuntos que tinham dúvidas, demostrando interesse pelo tema.
Publicado
05-10-2018