Resiliência se Aprende: Ferramentas para o Desenvolvimento da Resiliência em Professores

  • Fernanda Winck Rizzotto Acadêmico de Psicologia do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Gabriella Dalla Corte Dias Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Analu Gallotti Silveira Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Pedro Dalcin Casalino Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).
  • Filipe Silva Barros Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário União das Américas (Foz do Iguaçu, PR).

Resumo

Contexto: visto que a atuação docente se encontra sendo uma prática com um nível de estresse alto, a resiliência é uma competência importante a ser trabalhada, sendo uma habilidade que auxilia o ser humano a superar adversidades de maneira mais rápida. Objetivo: o estudo buscou proporcionar ferramentas para o desenvolvimento da resiliência nos professores do Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, para melhor lidarem com as adversidades profissionais e pessoais. Método: a pesquisa teve caráter qualitativo e foi aplicada em 10 docentes. Resultados: os resultados foram captados através de depoimentos e relatos, onde os professores apontaram ter obtido uma otimização física e mental no enfrentamento de estressores.
Publicado
04-10-2018