Convivência escolar - Mudando de perspectiva

Autores

  • Alexandre Zaslavsky Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Universidade do Oeste do Paraná / Faculdade União das Américas

Palavras-chave:

Convivência escolar, participação, formação da autonomia

Resumo

O presente artigo visa a suscitar reflexões sobre a convivência escolar e os modos de concebê-la tradicionalmente, procurando oferecer uma alternativa a eles. A partir de duas necessidades presentes na convivência em geral – as normas e a liberdade – reconhece-se a dificuldade em contemplá-las simultaneamente, o que geralmente traz resultados insatisfatórios. Na escola, acrescida a intenção educativa que permeia a convivência, tais problemas tornam-se mais agudos. Propõe-se, para enfrentar o problema da convivência escolar, o incentivo crescente e aprofundado à participação da comunidade escolar, procedimento simultaneamente libertador e responsabilizador. Tal estratégia, contudo, exigirá maior transparência da escola, enquanto conseqüência da equiparação natural entre os participantes, o que é um grande desafio, dado o receio de perder autoridade

Biografia do Autor

Alexandre Zaslavsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Universidade do Oeste do Paraná / Faculdade União das Américas

Doutorando em Educação (UFRGS) e Professor de Filosofia na Faculdade União das Américas – UNIAMÉRICA e na Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste.

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