Convivência escolar - Mudando de perspectiva
Palavras-chave:
Convivência escolar, participação, formação da autonomiaResumo
O presente artigo visa a suscitar reflexões sobre a convivência escolar e os modos de concebê-la tradicionalmente, procurando oferecer uma alternativa a eles. A partir de duas necessidades presentes na convivência em geral – as normas e a liberdade – reconhece-se a dificuldade em contemplá-las simultaneamente, o que geralmente traz resultados insatisfatórios. Na escola, acrescida a intenção educativa que permeia a convivência, tais problemas tornam-se mais agudos. Propõe-se, para enfrentar o problema da convivência escolar, o incentivo crescente e aprofundado à participação da comunidade escolar, procedimento simultaneamente libertador e responsabilizador. Tal estratégia, contudo, exigirá maior transparência da escola, enquanto conseqüência da equiparação natural entre os participantes, o que é um grande desafio, dado o receio de perder autoridadeDownloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.