A Influência do Jejum no Tratamento da Obesidade: Revisão da Literatura

Autores

  • Antonio Acadêmico de Nutrição (Uniamérica). Docente de Administração. Especialista em Gestão de Aprendizagem (Uniamérica).
  • Cássia Regina Docente de Nutrição (Uniamérica). Ma. em Ciências Fisiológicas (Universidade Estadual de Londrina, UEL). Dra. em Ciências Fisiológicas (UEL). Pós-doutorado (UEL).

Resumo

Contexto: Vivemos uma epidemia de doenças crônicas, sendo a obesidade um de seus pilares. A recomendação de restringir alimentos, ou seja, apenas comer menos e queimar mais calorias simplesmente não funciona no tratamento de sobrepeso e obesidade. Por outro lado, ficar sem comer inevitavelmente promove perda de peso. Assim, uma possível solução precisaria incluir períodos de abstinência de alimentos. Objetivo: O objetivo deste estudo é verificar a influência do jejum no tratamento da obesidade através de uma revisão da literatura. Metodologia: Realizou-se uma revisão da literatura do tipo narrativa, sendo selecionados 12 artigos, publicados entre 1968 e 2018. Para a organização das informações foi desenvolvida uma tabela em ordem cronológica de artigos, constando, identificação do periódico, autor e local(is) da pesquisa, título e objetivos, método e desenho do estudo, além de resultados e discussão dos achados. Resultados: A terapêutica do jejum, restrição alimentar intermitente ou prolongada, considerando-se as limitações individuais, constitui estratégia eficiente para tratar sobrepeso e obesidade, além de trazer inúmeros benefícios à saúde humana, incluindo sujeitos satisfeitos e confiantes da capacidade pessoal a partir da identificação do poder que desenvolvem sobre o próprio corpo e si mesmos. Trata-se de excelente ferramenta para favorecer a interação com novas áreas críticas em saúde: biocognição, integração cultural, crenças e sistema imunológico; cronobiologia, atendimento ao relógio biológico e ritmos da vida; individualidade bioquímica, diferenças metabólicas de cada ser humano; microbioma e simbiose com as populações de microrganismos que nos habitam.

Downloads

Publicado

28-08-2018