Hábito Alimentar de Trabalhadores Noturno de uma Empresa Hoteleira em Foz do Iguaçu, PR

Autores

  • Danilo Augusto Acadêmico concluinte do curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade União das Américas.
  • Isabel Computação. Mestre em Engenharia de Software. Doutora em Engenharia da Produção. Professora da Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade União das Américas.
  • Ana Manuela Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade União das Américas.
  • Flora Mestre em Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Docente do curso de Nutrição da Faculdade União das Américas.
  • Cássia Regina Mestre e Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do curso de Nutrição da Faculdade União das Américas.

Resumo

Os hábitos alimentares estão relacionados na qualidade de vida do ser humano, através do comportamento alimentar poderá influenciar as interações entre o seu estado fisiológico, psicológico e as condições do ambiente, principalmente dos trabalhadores noturnos pela mudança no ritmo circadiano. Objetivo: Visa avaliar os hábitos alimentares de trabalhadores noturnos de uma empresa hoteleira na cidade de Foz do Iguaçu/PR. Metodologia: Foi aplicado um questionário de frequência alimentar com 33 trabalhadores noturnos, de ambos os sexos e idade entre 22 a 60 anos. Resultados: A quantidade de refeições ingeridas diariamente, de 70% da amostra relatou realizar de uma a duas refeições ao dia; o total do consumo de leite e derivados foi de apenas 39,4% ingeridos de três a cinco vezes por semana; a carne de boi e embutidos foram os mais consumidos com 96% de ingestão, e 100% dos trabalhadores referem o consumo de sal; a margarina com 45,4% de três a cinco vezes por semana; o açúcar, mel e geleia são 100% consumidos e com 90,9% de três a cinco vezes por semana; O arroz branco e o macarrão foram os alimentos mais consumidos com 96,9% do total e as frutas são 100% consumidas pelos entrevistados. Conclusão: Conclui-se que os trabalhadores noturnos não têm hábitos alimentares saudáveis, e que o trabalho noturno interfere na quantidade das refeições diárias, repercutindo em uma alimentação deficiente e não balanceada. Diante disso, verifica-se a importância da orientação e conscientização nutricional para os trabalhadores noturnos.

Downloads

Publicado

27-08-2018