O Free Rider e a Sustentabilidade Sob a Ótica da Economia Comportamental

Autores

  • Fabricio Baron Doutorando em administração pela PUC.PR, mestre em administração e graduado em ciências econômicas pela UFPR.
  • Kauana Graduanda em Administração Pública e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Integração Latino Americana.

Resumo

Este ensaio teve propósito debater as contribuições da economia comportamental e, em especial, dos resultados decorrentes da aplicação do jogo do bem público, para a promoção da sustentabilidade. Em meio aos movimentos internacionais para a preservação do meio ambiente, partiu-se da premissa de que, em primeira instância, são as decisões individuais e seus desdobramentos que podem fazer a diferença. Abordaram-se, então, os dilemas individuais do referido jogo, e os incentivos que o free rider potencialmente se depara, especialmente quanto à possibilidade de usufruir do bem público a partir das contribuições alheias. Reconhecendo alguns resultados que poderiam inibir o comportamento egoístico, são apresentadas as suas interfaces com a preservação do meio ambiente.

Downloads

Publicado

27-08-2018