Efeito da Corrente Galvânica Isolada e Associada ao Ácido Retinoico a 5% para o Tratamento de Estrias Albas em Mulheres: um Estudo Piloto

Autores

  • Taciana da Cunha Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Catarina Professor(a) Doutor(a) do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE.
  • Eduardo José Professor(a) Doutor(a) do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE.
  • Maria das Graças Professor(a) Doutor(a) do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE.
  • Maria das Graças Professor(a) Doutor(a) do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE.
  • Marcelo Renato Professor(a) Doutor(a) do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE.

Resumo

A corrente microgalvânica é usada no tratamento das estrias e o ácido retinoico atua como peeling químico que produz uma destruição controlada da epiderme. Nesse sentido o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito e factibilidade da utilização da corrente microgalvânica isolada e associada ao uso de ácido retinoico a 5% no tratamento de estrias albas em mulheres. Oito voluntárias foram alocadas em dois grupos: Corrente galvânica e ácido retinoico (GEAC) e corrente galvânica (GE). O estudo consistiu em 3 sessões de tratamento, a cada 15 dias, com avaliação das estrias antes da primeira e após a última sessão. Todas as voluntárias foram avaliadas quanto à satisfação, efeitos adversos, nível de dor a cada sessão de tratamento e, ao final do tratamento, foram questionadas quanto à recomendação do tratamento. As voluntárias do grupo GEAC foram melhor classificadas, segundo os examinadores quando comparado ao grupo GE, e o maior grau de satisfação no grupo GEAC. A dor esteve presente nos dois grupos e sempre aumentou com o passar das sessões. A microcorrente galvânica associada ao ácido retinoico sugere uma melhor resposta clínica quando comparado à utilização da corrente galvânica isolada, porém os dois grupos apresentaram resultados positivos.

Downloads

Publicado

26-08-2018