Fanzine: Uma Ferramenta Pedagógica no Ensino de Enfermagem

Autores

  • Isadora Graduanda de Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia, MG.
  • Patrícia Enfermeira. Doutora em Ciências, Área Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG.

Resumo

A enfermagem é uma profissão que exige competências e habilidades para se adaptar a diferentes cenários e situações clínicas práticas. Dessa forma, faz se necessário que a formação do enfermeiro propicie o desenvolvimento de tais competências. O fanzine é uma ferramenta visual que aborda diferentes temas, com maior ocorrência no formato de histórias em quadrinhos. Sua utilização como ferramenta pedagógica permite o exercício da metodologia ativa e o protagonismo dos estudantes na construção do processo ensino-aprendizagem de forma crítica. Este relato apresenta o processo de elaboração de fanzines em uma turma do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia sobre temas relacionados à Saúde da Família.

Downloads

Publicado

27-08-2018