Sala de Aula Invertida: Um Estudo de Caso no Curso de Ciências Contábeis da Uniamérica

Autores

  • Maico Uniamérica
  • Sergio Moacir
  • Silvana Anita

Resumo

Este trabalho objetiva compreender estratégias de implantação da metodologia de ensino aprendizagem da sala de aula invertida de acordo percepção dos docentes e discentes nos cursos superior de Ciências Contábeis. A metodologia utilizada no estudo é exploratória e qualitativa e para o desenvolvimentodesta pesquisa efetuou-se um estudo de caso aplicado na Instituição de Ensino Superior Uniamérica, localizada no Oeste do Estado do Paraná. Como procedimento de coleta de dados foram utilizadas a entrevista semiestruturada com os Docentes, bem como um grupo focal com os Discentes do Curso de Ciências Contábeis Os resultados encontrados sobre o processo deformação da estratégia inicia-se pela direção com a  participação de todo ocorpo docente e pedagógico da IES. Quanto às percepções dos docentes, destaca-se que se substituindo a divisão por disciplinas em projetos e, em aulain vertida, os discentes estudam os conteúdos em casa, ou onde preferirem ouseja, tendo pois um tempo maior para leituras prévias. Já no que tange a percepção dos discentes, estes assumem o papel ativo em sala de aula, contudo o professor ainda é peça fundamental nesse novo método de ensino.

Biografia do Autor

Maico, Uniamérica

Graduação em Ciências Contábeis. Mestre em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Professor da Universidade Norte do Paraná.

Sergio Moacir

Graduação em Ciências Contábeis. Mestre em  Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor da Universidade Norte do Paraná.

Silvana Anita

Graduação, Especialização e Mestrado em Administração. Doutora em Administração pela PUCPR Curitiba. Professora e Coordenadora no Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Administração eMestrado Acadêmico em Contabilidade da Unioeste.

Downloads

Publicado

18-04-2018

Edição

Seção

Artigos