Percepção Ambiental e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos em Residências na Cidade de Santa Helena, PR

Autores

  • Jéssica Luiza Especialista em Educação, Gerenciamento e Perícia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Gerenciamento e Perícia Ambiental, Unioeste, campus Toledo. Tecnóloga em Gestão Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Medianeira. Engenheira Ambiental pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel – FACIAP, campus Cascavel.
  • Terezinha Corrêa Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Mal. Cândido Rondon. Vice-líder do GEPECIA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências Ambientais e Pesquisadora do GEPEFOP - Grupo de Estudo e Pesquisas em Formação de Docentes. Docente no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Gerenciamento e Perícia Ambiental, Unioeste, campus Toledo. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ciências Ambientais, Unioeste, campus Toledo.

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida a fim de avaliar a percepção ambiental dos moradores de um conjunto habitacional no município de Santa Helena-PR com objetivo de identificar qual o entendimento da população sobre o assunto gestão de resíduos sólidos e o nível de conhecimento em relação ao meioambiente e aos problemas ambientais relacionados ao mesmo. Foi elaborado um questionário contendo 45 perguntas relativas à identificação do entrevistado, conceitos sobre resíduos sólidos e níveis de  conscientização ambiental. Após analisar os questionários, observou-se que parte da população tem entendimento sobre o assunto, mas o mesmo ainda se baseia em senso comum não sendo suficiente para mudar seus hábitos relativos ao consumo e ao tipode produto adquirido e seus consequentes impactos.

Biografia do Autor

Jéssica Luiza, Especialista em Educação, Gerenciamento e Perícia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Gerenciamento e Perícia Ambiental, Unioeste, campus Toledo. Tecnóloga em Gestão Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Medianeira. Engenheira Ambiental pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel – FACIAP, campus Cascavel.

Editor Universal

Downloads

Publicado

16-03-2018

Edição

Seção

Artigos