Perfil Sociodemográfico, Epidemiológico e do Atendimento Fisioterápico dos Pacientes de uma Clínica Escola de Fisioterapia que Funciona no Espaço de uma Unidade Básica de Saúde Particular de Foz do Iguaçu, PR

Autores

  • Elidiane Uniamérica
  • Rondineli

Resumo

Introdução. Estudo epidemiológico se refere ao estudo da distribuição da população e dos níveis de acometimento à saúde, tem como objetivo conheceros pontos críticos de determinado local, podendo dessa forma contribuir para a proteção, promoção e recuperação da saúde Objetivo. Apresentar o perfilepidemiológico, sociodemográfico e do atendimento fisioterápico dos pacientes atendidos no setor de fisioterapia de uma clínica escola de fisioterapiaque funciona no espaço de uma unidade básica de saúde particular. Metodologia. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva documental, retrospectiva e exploratória, a amostra foi composta por 147 prontuários referentes aos atendimentos de fisioterapia. Resultados. Dentre os prontuários analisados houve um maior número de pacientes do sexo feminino, com idade entre 40 a 59 anos e acometidos por lesões ortopédicas. Conclusão. Através da observação dos dados citados é possível elaborar estratégias de tratamento e políticas de saúde voltadas para a necessidade da população, além de proporcionar aos futuros profissionais de fisioterapia um conhecimento maior sobre o perfil de seus pacientes.

Biografia do Autor

Elidiane, Uniamérica

Acadêmica concluinte do curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade União das Américas, Fozdo Iguaçu,

Rondineli

Fisioterapeuta. Especialista em fisioterapia neurológica funcional pela Faculdade Anglo Americano. Orientador do presente trabalho.

Downloads

Publicado

07-03-2018

Edição

Seção

Artigos