Pesquisa e Produção de Tecnologia Assistiva: Promovendo Inclusão e Acessibilidade
Resumo
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa intitulada “Pesquisa e produção de tecnologia assistiva: uma parceria entre a educação básica e o ensino superior”, que buscou identificar demandas e necessidades das Salas de Recursos Multifuncionais(SRM) de escolas públicas de educação básica dos municípios de Novo Hamburgo e São Leopoldo. O projeto teve como proponente a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) de Osório/RS, numa parceria com o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA) para a educação profissional da Fundação Liberato. As demandas identificadas no atendimento educacional especializado compõem o banco de dados “OBSERVATÓRIO DE DEMANDAS EM TECNOLOGIA ASSISTIVA – CRTA FUNDAÇÃO LIBERATO”, disponibilizado virtualmente pelo Centro de Referência. Os dados coletados por meio de questionário on-line, com professores de SRM, indicaram que as escolas participantes atendem deficiências variadas, porém, predomina o atendimento da deficiência intelectual, cerca de 96%. Também indicaram que as escolas pesquisadas utilizam algum tipo de tecnologia nos seus atendimentos, contudo há necessidade de uma maior produção de tecnologia assistiva com custo mais baixo do que o existente no mercado.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.