O Uso do Team-Based Learning como Estratégia de Avaliação Formativa no Curso de Administra- ção da Uniamérica

Autores

  • Fausto Administrador. Pós-graduado em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas (UFLA/MG) e Gestão da Aprendizagem (Uniamérica). Mestre em Ciências Sociais (UNISINOS). Professor e Coordenador do Curso de Administração da Uniamérica.
  • Antonio Administrador. Tecnólogo em logística pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Pós-graduado em Gestão da Aprendizagem (Uniamérica)
  • Dirce Maria Administradora. MBA em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Especialista em Gestão da Qualidade Ambiental. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Resumo

Com o aumento da competitividade, advinda da globalização e das transformações no mercado, torna-se imprescindível repensar o modo como a Administração é ensinada.O uso das metodologias ativas de aprendizagem insere-se neste contexto, como ferramenta que possibilita maior aplicação desta ciência, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades mais complexas e condizentes com o campo de atuação profissional do Administrador. Assim, este artigo objetiva analisar a aprendizagem baseada em equipes, como estratégia de avaliação formativa com uso de abordagemativa de aprendizagem. Quanto à metodologia utilizada, este estudo de caso teve ênfase exploratória, de natureza quantitativa. Os resultados da pesquisa indicam evoluçãona aprendizagem dos alunos, decorrente das discussões e debates, resultantes da aplicação da aprendizagem baseada em equipes, evidenciando que o desempenho cognitivo dos alunos é maior quando as questões são resolvidas ativamente em grupo, ao comparar este com o desempenho individual, destacando a importância do trabalho em equipe.

Biografia do Autor

Fausto, Administrador. Pós-graduado em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas (UFLA/MG) e Gestão da Aprendizagem (Uniamérica). Mestre em Ciências Sociais (UNISINOS). Professor e Coordenador do Curso de Administração da Uniamérica.

Editor Universal

Downloads

Publicado

25-08-2017

Edição

Seção

Artigos