O Cotidiano das Crianças e Adolescentes no Brasil e as (CO) Relações com as Causas da Criminalidade entre os Adolescentes do Munícipio de Foz do Iguaçu

Autores

  • Flaviana Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - MEDIAR (UNIOESTE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização - GEPALFA (UPF).
  • Jane Kelly de Freitas Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas – MEDIAR (UNIOESTE) do Grupo de Estudo e Pesquisa Multidisciplinar em Gestão e Política Educacional (UNIOESTE) e do Grupo de Pesquisa sobre Políticas e Desempenho da Educação Superior (UPF).

Resumo

A presente proposta é oriunda de um trabalho de pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ), acerca das causasda criminalidade entre os adolescentes em conflito com a lei e os locais de maior incidência. Tendo como objetivo diagnosticar e apontar uma estatística quanto aos motivos que levam os adolescentes a cometerem atos infracionais na região de Foz doIguaçu – Paraná. Propõe-se analisar determinados dados coletados valendo-se de referencial teórico de ARIÈS, 2006; BRASIL, 1990, 2002; KUHLMANN JUNIOR,1998; SILVA, 2007; MORAES e KASSAR, 2008. Concluiu-se, que há várias causas de crianças e adolescentes entrarem em conflito com a lei, sendo elas o empobrecimento das famílias brasileiras, o aumento das separações conjugais, desigualdades sociais e educacionais, regionais e raciais.

Biografia do Autor

Flaviana, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas - MEDIAR (UNIOESTE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização - GEPALFA (UPF).

Editor Universal

Downloads

Publicado

25-08-2017

Edição

Seção

Artigos