O Uso do Objeto de Aprendizagem Tux Paint na Produção Escrita em Língua Portuguesa com Alunos Surdos
Resumo
O presente artigo refere-se a uma pesquisa que visa investigar a influência do objeto de aprendizagem Tux Paint como recurso pedagógico para promover o desenvolvimento da leitura e escrita de alunos surdos, através de uma linguagem visual atrativa a especificidade do alunado surdo. Os sujeitos da pesquisa foram três alunos surdos, entre 9 a 10 anos de idade; devidamente matriculados no ensino fundamental, que cursam o quarto ano em uma escola que atende a crianças surdas em Foz do Iguaçu, Paraná. A pesquisa utilizou a investigação qualitativa do tipo estudo de caso. Como procedimentos foi realizado uma observação estruturada diagnóstica, coletas dos documentos produção e interpretação de textos desenvolvidos pelos alunos, verificando a qualidade da produção e interpretação textual desses alunos. Em seguida, foram aplicadas atividades de intervenção com o objeto educacional Tux Paint que visa à produção escrita e leitura. Uma segunda avaliação foi realizada para determinar sehouve mudança quanto a produção da escrita e interpretação textual. Como resultado verifica-se a importância e validade pedagógica de tal objeto educacional.Downloads
Publicado
25-08-2017
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores na etapa final de revisão do artigo devem imprimir, preencher, assinar e enviar para o endereço da revista (disponível na página de contato), o Termo de Cessão de Direitos Autorais disponível nos editais de Chamada de Trabalhos de cada edição ou neste endereço.