O Uso do Objeto de Aprendizagem Tux Paint na Produção Escrita em Língua Portuguesa com Alunos Surdos

Autores

  • Dilma Pereira dos Pedagoga pela Faculdade União das Américas. Letras Espanhola pela Federal de Santa Catarina. Pós-graduada Lato Senso em Administração e Gestão Escolar pela Faculdade União Dinâmica Cataratas (UDC). Mestre em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) Interprete em Libras. Pedagoga na Escola Cristtian Eduardo Hack Cardozo.
  • Raquel Rozan Christino Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduação em Direito pela Instituição Toledo de Ensino. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Avaliadora de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e da Universidade do Oeste Paulista. Pesquisadora da Rede Internacional ESTRADO.

Resumo

O presente artigo refere-se a uma pesquisa que visa investigar a influência do objeto de aprendizagem Tux Paint como recurso pedagógico para promover o desenvolvimento da leitura e escrita de alunos surdos, através de uma linguagem visual atrativa a especificidade do alunado surdo. Os sujeitos da pesquisa foram três alunos surdos, entre 9 a 10 anos de idade; devidamente matriculados no ensino fundamental, que cursam o quarto ano em uma escola que atende a crianças surdas em Foz do Iguaçu, Paraná. A pesquisa utilizou a investigação qualitativa do tipo estudo de caso. Como procedimentos foi realizado uma observação estruturada diagnóstica, coletas dos documentos produção e interpretação de textos desenvolvidos pelos alunos, verificando a qualidade da produção e interpretação textual desses alunos. Em seguida, foram aplicadas atividades de intervenção com o objeto educacional Tux Paint que visa à produção escrita e leitura. Uma segunda avaliação foi realizada para determinar sehouve mudança quanto a produção da escrita e interpretação textual. Como resultado verifica-se a importância e validade pedagógica de tal objeto educacional.

Biografia do Autor

Dilma Pereira dos, Pedagoga pela Faculdade União das Américas. Letras Espanhola pela Federal de Santa Catarina. Pós-graduada Lato Senso em Administração e Gestão Escolar pela Faculdade União Dinâmica Cataratas (UDC). Mestre em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) Interprete em Libras. Pedagoga na Escola Cristtian Eduardo Hack Cardozo.

Editor Universal

Downloads

Publicado

25-08-2017

Edição

Seção

Artigos